sábado, 22 de agosto de 2009


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PARA O PROJETO DA AGENDA 21 NA EMEF PREFEITO JOÃO DARCY RHEINHEIMER


Com as series finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) a professora trabalhou o processo histórico desde a pré-história ao surgimento das primeiras civilizações organizadas e sua relação com a utilização dos recursos hídricos para o desenvolvimento das mesmas, interagindo os dados analisados com a realidade vivenciada na atualidade.
Baseado na proposta lançada pela professora de relacionar a vivencia do passado com a realidade contemporânea dos recursos naturais e do impacto ambiental causado pelos seres humanos ao longo da história, os alunos desenvolveram atividades práticas através de pesquisas, produção textual envolvendo dados históricos, geográficos, políticos e socioambientais, que resultaram na realização de seminários, construção de roteiros teatrais (dramatizações sobre o tema) e na confecção de um mini projeto de horta suspensa (utilizando materiais recicláveis) para a analise e compreensão do modo de vida da humanidade no passado e seu relacionamento com o meio ambiente.
O trabalho desenvolvido com o 5º ano (séries iniciais do ensino fundamental) envolveu como questão ambiental a separação do lixo (orgânico e seco), a formação dos recursos naturais, os recursos hídricos e sua importância histórica para a formação do Vale dos Sinos (povos indígenas e imigrantes) e como fonte de subsistência, os efeitos nocivos do Aquecimento Global, ecossistema e biodiversidade no planeta.
As práticas desenvolvidas com os alunos para a compreensão e valorização dos estudos realizados foram:
1. Identificação dos tipos de lixo e confecção de um painel ilustrativo sobre a separação adequada do lixo (orgânico, plástico, papel, metal, vidro e lixo hospitalar);
2. Estudo da linguagem cartográfica, da formação do planeta (continentes) e os efeitos explosivos naturais gerados por ele, através da realização da experiência de um vulcão;
3. Análise visual de imagens de diferentes paisagens (naturais e antrópicas) para estabelecer relações dos efeitos naturais ocorridos no planeta com os efeitos causados pela ação humana;
4. Localização geográfica dos recursos hídricos do planeta focando a formação hídrica do Vale dos Sinos e o processo histórico dos mesmos para o modo de vida dos povos indígenas e o estabelecimento da colonização dos imigrantes alemães e italianos;
5. Construção de um minhocário como fonte de análise sobre o ecossistema e a biodiversidade, enfocando a espécie como auxiliar natural da fertilização do solo, utilizando-a como agente cooperador na horta da escola;
6. Realização de pesquisas em livros didáticos, revistas e jornais sobre o tema Aquecimento Global e a confecção de cartazes envolvendo a questão da responsabilidade social.

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